Quando a favela é o conceito

Que o Brasil tem muita coisa boa e bonita todo mundo sabe, mas em se tratando de conceitos arquitetônicos sempre estivemos coadjuvantes à história e aos conceitos do que tem sido o "palco da arquitetura mundial".

Aquilo que sempre viamos como vergonha para o nosso pais, acaba por se tornar o foco principal dos olhares europeus. Não é de se negar que nos orgulhamos quando a Europa, centro de toda a cultura, música, arquitetura e artes, valoriza os nossos produtos. Mas agora o produto cobiçado é a favela.

"O holandês Eric Vanderfeesten, especialista em planejamento urbano, está usando as favelas brasileiras como referência na criação de projetos habitacionais. Segundo ele, o modelo adotado na Holanda (e em vários países do mundo) de casas iguais distribuídas em “colunas” é péssimo para a interação e identidade de seus moradores. Já a favela, onde cada casa é única na sua própria cor e formato, é uma solução eficiente e mais agradável em áreas mais pobres. Sendo assim, o planejador desenvolveu um sistema de parâmetros que cria no computador planos habitacionais baseados na forma e na disposição dos barracos brasileiros, como dá pra ver pela foto. Até as lajes foram admiradas, e agora se chamam "private balconies", algo como terraços particulares. "

No site dele tem mais informações sobre o conceito.

Noticias:

Estudantes da UFMG recebem prêmio na Europa
por projeto arquitetônico que propõe transformação radical da favela da Serra, em BH

Comentários

  1. Parabens pelo blog, é um dos melhores q ja vi. ^^

    ResponderExcluir
  2. Valeu Renan, espero que volte a vizitá-lo!!
    abraços

    ResponderExcluir
  3. muito interessante, algo bem desconstrutivista,porem, uma saída pra que cada habitação tenha sua própria identidade !!!

    ResponderExcluir
  4. habitat 67, moshe safdie

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas