Teste com o Blender

Recentemente andei fazendo alguns testes no Blender, programa de código aberto, ou seja, de graça! Muitos escritórios de arquitetura tem feito suas maquetes com programas como AutoCad e 3dStudio Max, programas que necessitam comprar uma licença para serem usados devidamente.
Poucos escritórios obedecem a essa compra e acabam pirateando esses programas de representação gráfica, além dos indispensáveis programas de edição de imagem tão presentes na confecção de imagens e apresentações. Contudo alguns programas podem substituir com muita eficácia esses programas, AutoCad (Acad), 3d studioMax (Blender) e PhotoShop (Gimp). Todos de graça!
Esse projeto foi todo modelado no Blender, obtendo uma qualidade de render muito boa, e por isso tenho trabalhado profissionalmente com esse programa, construo maquetes e faço interiores e tenho recebido grandes elogios com ele apesar da pouca intimidade com o programa, (preciso aprender muito ainda).

Vejo que aqui em Salvador o mercado ainda engatinha no que se diz respeito à programação visual aplicada à arquitetura, e vejo que nem todos os estudantes se familiarizam com essa ferramenta de representação, em todo caso a maquete virtual tem sido indispensável para a compreensão e representação de um projeto arquitetônico, haja vista a grande facilidade de venda de imóveis quando se usa o 3D.

Comentários

  1. Olá Isabel, tudo bem?
    Gostei muito dos resultados obtidos nesse programa. E saber que ele é gartuito, foi melhor ainda. Só teria uma pergunta a fazer... Como passei tempo utilizando o promob, acabei, lógico, bitolando meu cérebro para seus comandos. Não estou querendo comparar os programas, mas em questão de operação... Qual o grau de dificudade em utilizá-lo? Ele possui galeria de blocos?

    Agradeço sua atença e desejo os parabéns pelos resultados e pelas informações.

    Abraços.

    Alane Oliveira
    arquiteta

    ResponderExcluir
  2. olha só laninha..
    o blender nao tem biblioteca, contudo importa varios tipos de arquivo, desde o dwg a 3ds (compativel com o 3d max), portanto vc pode modelar varias coisas e inserir os modelos que vc quiser. Esse render ai vou com o blender e o indigo, nao conheco o PROMOB mas ja vi que ele eh bem facil de usar, pra qualquer programa em 3d vc tem q se dedicar e gastar tempo com o aprendizado. Veja alguns sites com trabalhos no blender, baixe o programa, ele é muito pequeno, nao chega nem a 10 megas! e tente seguir algum tutorial.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. excelentes trabalhos, vou testar o indigo por aqui.

    att.
    bebeto_maya
    http://blenderufpe.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. você modelou a partir de um desenho base ou partiu do zero?

    ResponderExcluir
  5. valeu bertame pelo comentario!

    modelei com base no autocad!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas