Pierre Verger

Para quem quer saber e falar sobre as perspectivas de um lugar ou mesmo sobre a análise e percepção de uma cidade, momento ou povo, ele sem duvida é um ótimo ponto de referencia. Com apenas uma imagem fotográfica ele consegue captar um instante e torná-lo eterno. Uma das coisas mais delicadas ao projetar a perceber de forma fiel o lugar, perceber como as pessoas vivem ou se inserem na cidade, qual o significado do lugar...

Pierre com certeza é um exemplo dessa "amostragem social" que pode nos revelar um lado da cidade que até então nos era desconhecido.

Lewis Mumford (1961:11), em seu livro A cidade na história, escreveu: Se quisermos lançar novos alicerces para a vida urbana, cumpre-nos compreender a natureza histórica da cidade e distinguir, entre suas funções originais, aquelas que dela emergiram e aquelas que podem ser ainda invocadas. Sem uma longa carreira de saída pela História, não teremos a velocidade necessária, em nosso próprio consciente, para empreender um salto suficientemente ousado em direção ao futuro, pois grande parte dos nossos atuais planos, sem exceção de muitos daqueles que se orgulham de ser “avançados” ou “progressistas”, constituem pouco engraçadas caricaturas mecânicas das formas urbanas e regionais que ora se acham potencialmente ao nosso alcance.

Comentários

Postagens mais visitadas