Tridimensionais ou manuais...



O uso da modelagem manual, maquetes de papel paraná, panamá, acetato... ainda é bastante utilizada no dia-dia dos estudantes de Arquitetura. Talvez, isso se deva ao fato de não termos recursos tecnológicos suficientes nas Faculdades públicas de Arquitetura do Brasil. Porém, sempre há oportunidades para aqueles que buscam aprender meios que lhe ajudem compreender conceitos e projetos. Assim, surge a maquete eletrônica como "aliada" no desenvolvimento dos projetos. É a confecção de um objeto (peça ou edificação) no computador de maneira tridimensional. Utilizam-se softwares voltados para a computação gráfica, que podem criar um mundo virtual de maneira que se pareça o mais próximo da realidade.




A utilização das maquetes eletrônicas (tridimensionais) é um dos únicos meios de representação que compartilha as qualidades inerentes e inseparáveis da Arquitetura (o processo construtivo, a materialidade, a espacialidade e as soluções adotadas no projeto). Apesar de tantos benefícios ao ensino, há quem reprove o uso das mesmas; defendendo insistentemente a utilização da modelagem manual. E assim, nós como estudantes de Arquitetura de um país subdesenvolvido, temos que continuar lutando pela concretização da representação gráfica tridimensional como parte integrada do restante do projeto conceitual.

Comentários

  1. Olá, vc é de Salvador?
    vi que comentou sobre o uso de folha de acetato para a confecção de maquetes!!!
    Gostaria de saber onde encontra folha de acetato aqui em Salvador!!!
    pq estou precisando de umas caixas e na falta das mesmas eu mesmo irei confeccionar!!!
    Grato pela atenção!!!

    paulocorbelino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Somos sim...fazemos faculdade de Arquitetura na UFBA, você pode achar na ladeira do taboão, no comércio, chegando perto da papelaria ômega ou papelaria 2000 [perto do plano inclinado], o pessoal te informa.
    Continue postando comentários. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas